Dicas e Harmonização

Deliciosas combinações para harmonizar vinhos e gastronomia de inverno


Com a chegada do inverno, nada melhor para espantar o frio do que desfrutar de refeições quentes e reconfortantes. E para elevar ainda mais essa experiência gastronômica, a harmonização de vinhos é um deleite para o paladar. Neste artigo, a sommelière Luiza Mazon, explora algumas combinações perfeitas entre vinhos e pratos típicos dessa estação, garantindo momentos ainda mais especiais à mesa.

Para começar, vamos falar sobre uma das paixões nacionais: a feijoada. Esse prato saboroso e encorpado pede um vinho que seja capaz de equilibrar sua intensidade e, ao mesmo tempo, limpeza no paladar. Nesse sentido, um espumante brut é uma excelente escolha. A acidez e as borbulhas refrescantes desse tipo de vinho proporcionam um contraste agradável com a riqueza e a untuosidade da feijoada.

Já quando o assunto são massas e polenta, a escolha do vinho dependerá do tipo de molho utilizado. Para molhos brancos e à base de queijo, um vinho branco seco é a opção ideal. Recomendamos o Augusta Seco, da Vinícola Mazon que possui uma acidez equilibrada e notas frutadas que realçam os sabores desses pratos.

Por outro lado, se a massa ou a polenta vierem acompanhadas de molhos à base de carne vermelha ou molho de tomate, é melhor optar por um vinho tinto com taninos leves e macios. Nesse caso, nossos tintos nobres, como o Pinot Noir e o Merlot são escolhas certeiras.

Agora, vamos falar de mais um clássico do inverno: o fondue. Para o fondue de queijo, um vinho branco seco com boa acidez é o parceiro perfeito. Recomendamos o Goethe Clássico, que possui a acidez necessária e até presencia sútil de taninos que irão reagir para cortar a gordura do queijo e realçar seus sabores.

No caso do fondue de carne, um vinho tinto seco de corpo médio é o mais indicado. Aqui, tanto Cabernet Sauvignon quanto o Tannat se encaixam muito bem. Seus aromas frutados e taninos presentes proporcionam uma harmonia excepcional com a carne e os molhos.

Para os amantes de fondue de chocolate, a escolha do vinho dependerá do tipo de chocolate utilizado. Se for fondue de chocolate branco, um espumante Moscatel, como o Attimo Moscatel, branco ou rosé, é uma excelente opção. Já para o fondue de chocolate preto ou ao leite, vinhos licorosos, com elevado teor de álcool e açúcar residual, são os mais indicados.

E se a ideia é harmonizar vinhos com uma tábua de frios, a diversidade de sabores e texturas pede uma seleção de vinhos variados. Opte por vinhos tintos leves, como o Pinot Noir, vinhos brancos secos e frescos ou vinhos rosés, como o Nascodiglio de Goethe, ou nossa linha de espumante Attimo.
Ao explorar as características de cada prato e escolher vinhos que potencializam os sabores, você criará uma experiência sensorial única e memorável. Portanto, aproveite o inverno para descobrir novas combinações e desfrutar de momentos deliciosos à mesa. Saúde!

 

Deliciosas combinações para harmonizar vinhos e gastronomia de inverno
Deliciosas combinações para harmonizar vinhos e gastronomia de inverno
Deliciosas combinações para harmonizar vinhos e gastronomia de inverno
Deliciosas combinações para harmonizar vinhos e gastronomia de inverno
WhatsApp